sexta-feira, 2 de junho de 2017

Rotinas, roteiros, percursos


Eu não tenho provas, mas tenho convicção de que a máxima "criança precisa de rotina" é falaciosa. Ou, pelo menos, ela precisa ser relativizada e tratada de uma maneira mais complexa do que habitualmente se encontra nos guias e dicas sobre educar crianças.

Acredito que as crianças – assim como nós, aliás, em alguma medida – precisam de pontos de referência, precisam de relações humanas quentes, precisam de tempo e liberdade para contemplar o mundo e a si mesmas e se espantar com a imensidão. Precisam que a vida seja recheada de sentido, e não ter sua existência tragada por esse vazio árido que nos ronda.

E nada me convence de que isso se traduz em dormir e acordar no mesmo horário, nem em fazer todas as refeições com cinco cores no prato. É que isso é mais fácil de prescrever. Não é a rotina que garante isso, é alguma coisa bem mais difícil de operacionalizar, são as relações verdadeiras com o mundo, com os outros seres humanos, consigo mesma. Talvez o que rotina faça seja garantir alguma segurança diante da ausência ou da precariedade de todo o resto.

Claro que eu posso estar completamente errada.

2 comentários:

  1. Flor, eu não concordo e vou amar conversar sobre isso com você. Aqui uma vida com rotina traz segurança e tranquilidade e as meninas amam encontrar os elementos que compõem os dias. A história antes de dormir, o banho de balde que acontece no final do dia, as comidas da semana, a hora de brincar todo mundo junto no quintal, a música no final do dia...
    Há também espaço para o novo e o imprevisto, mas tem sido bom para todas nós estruturar o dia assim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, linda!
      Sempre uma delícia conversar com você. Mas a sua experiência cotidiana com as crianças está bem além de haver rotina, né... Eu não acho que uma vida organizada em torno de mais rotina seja ruim, acho que pode ser ótima e rica, eu só não acho que isso seja necessário, nem suficiente.
      E também acho que muitas vezes os adultos ou a família podem ter na rotina uma forma de viabilizar suas vidas, o que é bem diferente de dizer que a criança precisa disso.
      Beijos!!

      Excluir